terça-feira, 30 de novembro de 2010

Marketing

Fascinada por: Linkin Park-Burning in the Skies

Há algum tempo, a Sumol lançou o slogan “Mantém-te original”, que, para além de nos remeter para o consumo dos produtos desta marca ao invés de imitações, transporta-nos também para o sentido do termo “original” na nossa vida.
É muito difícil ser-se original, nos dias que correm. Afinal, somos bombardeados de ideias inovadoras e radicais, pelo que podemos chegar a pensar que já não há mais nada para ser pensado. Ter este pensamento e opinião é a solução mais fácil e menos custosa. Afinal, basta observar e copiar.
É certo que grande parte das ideias que alguém já teve, outrora, permitiu que o nosso dia-a-dia melhorasse. Mas há ainda tanta coisa por descobrir neste mundo! Tentar fazê-lo pode ser desgastante e Podemos perder as forças e a coragem pelo caminho. Mas, se nos empenharmos, acabamos sempre por encontrar algo novo, o que nos pode dar uma sensação maravilhosa.
Porém, há quem tenha ideias fantásticas e, se te vêm a “lucrar” com elas, plagiam-tas num ápice e corres o risco de seres tu o acusado de tal desrespeito. E, consequentemente, acabas por deixar de gostar da tua inicialmente maravilhosa ideia. Podes até perder a vontade de pensar noutra ideia, pois já sabes qual vai ser o seu fim.
Este slogan remete-me ainda para o facto de muitas pessoas piorarem radicalmente a sua personalidade e atitude. Até chegas a ter medo de ajudar, pois a mudança é tal que até chegas a ponderar quantos mais valores essa pessoa perdeu! Mas, se as pessoas demonstravam antes ter uma personalidade oposta à actual, como te sentes: enganada ou com pena?
Afinal, o marketing parece ser um mundo impressionante!

2 comentários:

  1. invenções hà muitas, penso que o difícil é mesmo irmos com elas em avante e demonstrarmos a credibilidade delas. O marketing é de facto um MUNDO, é horrivel mas acho que a influência deste mundo está directamente relacionado com a personalidade e caractér de cada um de nós porém também é este mundo que actualiza e dá-nos a conheçer as mesmas invenções. Ter a capacidade de fugir às invenções màs ou antes de mais de saber selecioná-las é que é quase impossível (comprova-se com o exemplo da Coca-Cola, toda gente sabe que faz mal mas ao ver uma publicidade da mesma o desejo de a beber aumenta) porém se formos fortes por de dentro, o marketing deixa de ter tanta influência. MAs é um facto que por onde andamos temos sempre imagens, músicas, slogans,... que nos levam ao consumo consciênte e principalmente inconsciênte, na minha opinião. É horrivel sermos comandados e muitas das vezes nem sabemos por quem. :/

    ResponderEliminar
  2. Ser-se original é difícil. Pelo menos é o que parece.

    Mas se reparares, se cada um deixar a personagem que interpreta na sociedade, e passar a ser o actor por detrás dela vão aparecer muitas diferenças entre cada indivíduo. Aí a originalidade aparece, quer no bom quer no mau sentido.

    PS- Eu no meu texto não disse que ser actor era bom. Eu não me considero uma personagem, gosto de ser verdadeiro sempre. As personagens que lá falo tem a ver com os que me rodeiam de que tu estás a par ;)

    Beij0

    ResponderEliminar